1ª Edição

  • O projeto “Sobre Rod@s” da Associação de Defesa do Património de Mértola, foi distinguido pelo Júri do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, como o projeto que melhor corresponde ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”, máxima defendida por Maria José Nogueira Pinto na sua prática diária, tendo-lhe sido atribuído o Primeiro Prémio.

    Para além do Primeiro Prémio, o Júri deliberou atribuir duas Menções Honrosas. Uma Menção Honrosa ao projeto “Brigada da Higiene” da Delegação de Ovar da Cruz Vermelha, e uma Menção Honrosa ao projeto “Mestre Jardim” da Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos – ADEIMA.

    No ano em que se realiza a primeira edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, foram submetidos a apreciação do Júri 75 projetos de instituições privadas de solidariedade social de norte a sul do país.

    O Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social foi instituído em 2012 pela MSD que, homenageando uma Grande Mulher que se distinguiu pela sua persistência na defesa da responsabilização social, visa reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou coletivas, que se tenham destacado no âmbito de ações de responsabilidade social ativa, em território nacional.

    Este Prémio, atribuído anualmente com o valor monetário de 10.000 euros, pretende ser um incentivo ao reconhecimento do que se faz de bem em Portugal na área da Responsabilidade Social e associá-lo ao nome de Maria José Nogueira Pinto é recordar quem dedicou uma importante parte da sua vida a defender uma intervenção socialmente responsável, que mantivesse a coesão e a persistência nos valores da solidariedade e da equidade social.

    O Júri é presidido por Maria de Belém Roseira e constituído por mais seis elementos, procurando assim a representação da família e da sociedade portuguesa: Anacoreta Correia, Ana Paula Martins em representação da MSD, Clara Carneiro, Isabel Saraiva, Jaime Nogueira Pinto e Padre Vítor Feytor Pinto.

    Instituído em 2012, um ano após a morte de Maria José Nogueira Pinto, a Cerimónia Pública de atribuição do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, realiza-se hoje, dia 4 de julho, no Auditório da Fundação Montepio, pelas 17 Horas.

    Ver notícia completa

  • Encontra-se em curso o processo de candidatura à primeira edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto, uma distinção instituída pela MSD, destinada a reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou coletivas, que se tenham destacado no âmbito de ações de responsabilidade socialmente ativa, em território nacional. Estas pessoas ou instituições deverão submeter os seus projetos até ao dia 6 de maio de 2013.

    O Prémio Maria José Nogueira Pinto confere anualmente o valor monetário de 10.000,00 euros, após apreciação das candidaturas pelos membros do Júri, ao candidato que melhor corresponda ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”, defendido, na sua prática diária, pela Dra. Maria José Nogueira Pinto.

    O Prémio Maria José Nogueira Pinto será entregue no dia 6 de julho de cada ano, em cerimónia pública e em local e hora a designar.

    O Júri é presidido pela Dra. Maria de Belém Roseira, e composto pelo Eng. Anacoreta Correia, Dra. Clara Carneiro, Dra. Isabel Saraiva, Dr. Jaime Nogueira Pinto, Padre Vítor Feytor Pinto e Dra. Ana Paula Martins.

    Podem candidatar-se ao Prémio Maria José Nogueira Pinto pessoas individuais ou coletivas, podendo as candidaturas das primeiras ser propostas por terceiros. Neste último caso, os promotores da candidatura deverão justificar de forma sustentada o motivo da promoção dessa candidatura. A candidatura deve integrar documentação que prove a sua integração no espírito que preside ao Prémio Maria José Nogueira Pinto e deverá ser entregue pessoalmente ou por correio até ao dia 6 de maio, na sede da MSD.

    Para consultar o regulamento do Prémio Maria José Nogueira Pinto visite o microsite: link

  • No âmbito do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, que visa reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou coletivas, que se tenham destacado no âmbito de ações de responsabilidade socialmente ativa, a MSD lançou o desafio aos estudantes e recém-licenciados em design para apresentação de ideia criativa para o logótipo que simbolizará o Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, bem como para o galardão correspondente.

    O Júri, composto pela Dra. Maria de Belém Roseira, Dra. Clara Carneiro, Dra. Isabel Saraiva e Dra. Ana Paula Martins, analisou os trabalhos submetidos a concurso, tendo deliberado que a candidatura vencedora é da responsabilidade de Raquel Dias, a que corresponderá um prémio pecuniário de 2.500€ (dois mil e quinhentos euros).

    A Raquel Dias frequenta o segundo ano da licenciatura em Design, opção Design Gráfico e Publicidade na Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão.

    Para visualizar o logótipo clique aqui

    Para visualizar o galardão clique aqui

  • Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social

    Lisboa, 6 de Julho de 2012 – A MSD decidiu instituir o Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social que, homenageando uma Grande Mulher que se distinguiu pela sua persistência na defesa da responsabilização social, visa reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou colectivas, que se tenham destacado no âmbito de acções de responsabilidade social activa, em território nacional.

    O Prémio é atribuído anualmente e tem o valor monetário de 10.000€ (dez mil euros). Será atribuído, após apreciação das candidaturas pelo júri, ao candidato que melhor corresponda ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”, defendido, na sua prática diária, pela homenageada, e será entregue a 6 de Julho de cada ano em cerimónia pública em local e hora a designar em cada edição.

    O Júri é presidido pela Dra. Maria de Belém Roseira e constituído por mais seis elementos de reconhecido mérito, idoneidade e reputação: Engº Anacoreta Correia, Dra. Clara Carneiro, Dra Isabel Saraiva, Pe. Vitor Feytor Pinto, Dr. Jaime Nogueira Pinto e Dra. Ana Paula Martins em representação da MSD.

    Podem candidatar-se pessoas individuais ou colectivas, podendo as primeiras ser propostas por terceiros, que deverão justificar de forma sustentada o motivo da promoção dessa candidatura. Os candidatos deverão suportar a candidatura através de documentação que prove a sua integração no espírito que preside ao Prémio Maria José Nogueira Pinto e a data limite para entrega das candidaturas é 6 de Maio de cada ano.

    As candidaturas podem ser entregues pessoalmente na sede da MSD ou enviadas por correio, em carta registada e com aviso de recepção, com carimbo dos CTT não ultrapassando a data limite de 6 de Maio.

    O júri reúne a partir do dia 7 de Maio, dia seguinte ao encerramento das candidaturas, definindo nessa primeira reunião o seu plano de trabalhos. A decisão quanto ao vencedor será tomada até 15 dias antes da entrega formal do Prémio Maria José Nogueira Pinto.

    Os critérios de avaliação das candidaturas passam pela apreciação da importância social do projeto relativamente às necessidades evidenciadas, a criatividade do modelo adoptado, o número de pessoas impactadas/beneficiadas, pelo impacto na comunidade sob o ponto de vista económico, pela continuidade temporal da acção desenvolvida e quanto à aplicação material do próprio prémio.

    O prémio agora criado, pretende ser um incentivo ao reconhecimento do que se faz de bem em Portugal na área da Responsabilidade Social. Ligá-lo ao nome de Maria José Nogueira Pinto é recordar quem dedicou uma importante parte da sua vida a defender uma intervenção socialmente responsável, que mantivesse a coesão e a persistência nos valores da solidariedade e da equidade social.