5ª Edição

  • O Juri do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, decidiu prolongar até ao dia 31 de maio a submissão de candidaturas à quinta edição do Prémio. Deste modo ainda mais entidades que desenvolvam as suas atividades na área social podem submeter os seus projetos a este importante Prémio.

    O Prémio Maria José Nogueira Pinto confere anualmente o valor monetário de 10.000,00 euros, após apreciação das candidaturas pelos membros do Júri, ao candidato que melhor corresponda ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”, defendido, na sua prática diária, pela Dra. Maria José Nogueira Pinto. Serão também atribuídas três Menções Honrosas, no valor pecuniário de 1.000,00 euros cada uma.

    Consulte aqui o regulamento do Prémio Maria José Nogueira Pinto.

    Consulte aqui a ficha de Candidatura.

  • Na 5ª Edição Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social estão em análise 94 candidaturas ao Prémio, cujo vencedor será anunciado na Cerimónia Pública, que decorre a 6 de julho na Casa-Museu Medeiros e Almeida, pelas 17H30.

    Neste momento, o júri presidido por Maria de Belém Roseira está a avaliar os 94 projetos inovadores registados, provenientes de instituições de solidariedade social de norte a sul do país e ilhas. Ao longo dos últimos anos, foram apresentados mais de 300 candidaturas e distinguidos 16 projetos em diversas áreas, desde educação à assistência domiciliária.

    José Tolentino Mendonça, Vice-Reitor e Professor Associado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, será orador convidado na 5ª Edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social. Na sua intervenção, José Tolentino Mendonça lembrará a dedicação e a obra social de Maria José Nogueira Pinto.

    O Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, instituído em 2012, pela Merck Sharp & Dohme (MSD), homenageia e evoca o trabalho desenvolvido por esta personalidade, em especial, no contexto da responsabilidade social. Nesse sentido, tem como propósito reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou coletivas, que se tenham destacado através das suas ações nesta área, em território nacional.

    Este Prémio, atribuído anualmente com o valor pecuniário de 10.000 euros ao Grande Vencedor e 1.000 euros a cada uma das Menções Honrosas, pretende ser um incentivo ao reconhecimento do que se faz bem em Portugal, na área da Responsabilidade Social, e associá-lo ao nome de Maria José Nogueira Pinto, recordando que dedicou uma importante parte da sua vida a defender uma intervenção socialmente responsável, que mantivesse a coesão e a persistência nos valores da solidariedade e da equidade social.

    Consulte aqui o comunicado de candidaturas.

  • 17:30h – 18:00h | Receção dos convidados

    18:00h – 18:10h | Intervenção de Maria de Belém Roseira, Presidente do Júri

    18:10h – 18:15h | Intervenção de Vítor Virgínia, Diretor Geral da MSD

    18:15h – 18:25h | Intervenção de Jaime Nogueira Pinto

    18:25h – 18:45h | Intervenção de José Tolentino Mendonça

    18:45h – 18:50h | Projeção do Vídeo do Projeto Vencedor da IV Edição

    18:50h – 19:10h | Entrega do Prémio e das Menções Honrosas da V Edição

    19:10h – 19:20h | Intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

    Consulte aqui a nota de agenda.

  • “Code Mode” da Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua é o grande vencedor da V Edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social. O projeto, que tem como principal objetivo estimular o gosto das crianças pelas ciências e matemática e promover o desenvolvimento de competências digitais, foi distinguido pelo Júri do Prémio como sendo o projeto que, este ano, melhor corresponde ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”, conceito defendido por Maria José Nogueira Pinto.

    Consulte a informação detalhada sobre os projetos distinguidos na 5ª edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto.
    Aceda aqui ao Comunicado.

  • Descarregue aqui a fotogaleria.

  • Veja aqui o vídeo da cerimónia da 5ª edição Prémio Maria José Nogueira Pinto