Prémio Maria José Nogueira Pinto
Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social

Lisboa, 6 de Julho de 2012 – A MSD decidiu instituir o Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social que, homenageando uma Grande Mulher que se distinguiu pela sua persistência na defesa da responsabilização social, visa reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou colectivas, que se tenham destacado no âmbito de acções de responsabilidade social activa, em território nacional.

 

O Prémio é atribuído anualmente e tem o valor monetário de 10.000€ (dez mil euros). Será atribuído, após apreciação das candidaturas pelo júri, ao candidato que melhor corresponda ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”, defendido, na sua prática diária, pela homenageada, e será entregue a 6 de Julho de cada ano em cerimónia pública em local e hora a designar em cada edição.

 

O Júri é presidido pela Dra. Maria de Belém Roseira e constituído por mais seis elementos de reconhecido mérito, idoneidade e reputação: Engº Anacoreta Correia, Dra. Clara Carneiro, Dra Isabel Saraiva, Pe. Vitor Feytor Pinto, Dr. Jaime Nogueira Pinto e Dra. Ana Paula Martins em representação da MSD.

 

Podem candidatar-se pessoas individuais ou colectivas, podendo as primeiras ser propostas por terceiros, que deverão justificar de forma sustentada o motivo da promoção dessa candidatura. Os candidatos deverão suportar a candidatura através de documentação que prove a sua integração no espírito que preside ao Prémio Maria José Nogueira Pinto e a data limite para entrega das candidaturas é 6 de Maio de cada ano.

 

As candidaturas podem ser entregues pessoalmente na sede da MSD ou enviadas por correio, em carta registada e com aviso de recepção, com carimbo dos CTT não ultrapassando a data limite de 6 de Maio.

 

O júri reúne a partir do dia 7 de Maio, dia seguinte ao encerramento das candidaturas, definindo nessa primeira reunião o seu plano de trabalhos. A decisão quanto ao vencedor será tomada até 15 dias antes da entrega formal do Prémio Maria José Nogueira Pinto.

 

Os critérios de avaliação das candidaturas passam pela apreciação da importância social do projecto relativamente às necessidades evidenciadas, a criatividade do modelo adoptado, o número de pessoas impactadas/beneficiadas, pelo impacto na comunidade sob o ponto de vista económico, pela continuidade temporal da acção desenvolvida e quanto à aplicação material do próprio prémio.

 

O prémio agora criado, pretende ser um incentivo ao reconhecimento do que se faz de bem em Portugal na área da Responsabilidade Social. Ligá-lo ao nome de Maria José Nogueira Pinto é recordar quem dedicou uma importante parte da sua vida a defender uma intervenção socialmente responsável, que mantivesse a coesão e a persistência nos valores da solidariedade e da equidade social.

www.msd.pt
©2012 PMJNP. Todos os direitos reservados.